Florença possui um extraordinário patrimônio artístico, herança de sua civilização secular. Cimabue e Giotto, os pais da pintura italiana, viveram aqui, bem como Arnolfo e Andrea Pisano, reformadores da arquitetura e da arte da escultura; Brunelleschi, Donatello e Masaccio, fundadores do Renascimento; Ghiberti e os Della Robbia; Filippo Lippi e l'Angelico; Botticelli e Paolo Uccello; os gênios universais Leonardo da Vinci e Michelangelo, todos eles passaram parte de suas vidas aqui em Florença. As suas obras, assim como outras da geração de artistas e mestres daquele século, estão expostas nos museus na cidade.
Em Florença, graças a Dante, nasce a língua italiana; se afirmam os estudos literários com Petrarca e Boccaccio, que rediscute o ideário do Humanismo, da filosofia e dos valores da civilização clássica; com Maquiavel surge a ciência política moderna; com Guicciardini, a prosa histórica; e com Galileu, a moderna ciência experimental.
Desde os tempos de Carlos Magno, Florença era uma cidade universitária. Hoje hospeda muitos institutos especializados e é um centro cultural internacional. As academias, escolas de arte, institutos científicos e os centros culturais contribuem com a intensa atividade da cidade.
Fonte: About Florence
+ Notícias & Dicas
- Palácio Velho e Galeria Uffizi unidos...
- Depois de ser restaurada durante...
- A cúpula é surpreendentemente...
- Perseu com a cabeça de Medusa, também...
- “Boa sorte” do Porcellino de Florença...
- A estátua de David de Michelangelo...
- A Cidade de Florença fundada pelos...
- F-Light - Florence Festival Luz
- Arte e Cultura em Florença...